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25 de Abril de 2024

Neutralidade da rede: Provedor de e-mail não pode bloquear spam só por causa de seu remetente

Publicado por José Milagre
há 8 anos

Uma empresa só pode enviar e-mail com propaganda se a pessoa que recebê-lo tiver se manifestado dizendo que aceitar receber as mensagens. Ao mesmo tempo, o provedor do e-mail não pode bloquear previamente todas as mensagens de um autor — o filtro só pode ser criado quando o usuário diz que não quer receber ou simplesmente não se manifesta. Esse foi o entendimento da 2ª Vara Cível da Comarca de Olímpia (SP) ao julgar ação proposta pela IP Globe contra o UOL.

A decisão estabelece que o UOL não pode bloquear automaticamente spams da empresa IP Globe, com base no direito ao livre fluxo de comunicações previsto no conceito de neutralidade da rede, previsto no Marco Civil da Internet.

No entanto, a propaganda em massa é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim, o juiz Lucas Figueiredo Alves da Silva identificou um “conflito entre normas”: garantia de acesso à informação pelos usuários da rede mundial de computadores decorrente do Marco Civil da Internet contra a proteção do consumidor de publicidade em massa, prevista no Código de Defesa do Consumidor.

Três questões

Ao mesmo tempo em que a corte deu provimento ao pedido da IP Globe, também determinou que ela “não pode, sem autorização expressa de seus usuários, executar tal tipo de serviço”. Essa decisão foi tomada "sob o enfoque do direito do Código de Defesa do Consumidor".

Ao analisar o caso, a resumiu em três questões: É lícita a atividade de spam? Pode a requerente enviar e-mails a pessoas que não autorizaram o recebimento? Pode a requerida fazer controle prévio de quem irá receber ou não os e-mails enviados pela parte?

Alves da Silva deu parcial provimento ao pedido feito pela IP Globe e determinou que o UOL pague as custas processuais e que o provedor abstenha-se de "sem autorização expressa de seus usuários efetuar controle de conteúdo de mensagens eletrônicas destinadas aos respectivos consumidores, sob pena de violação do fluxo das comunicações”.

Porém, fica claro na decisão do julgador que o UOL está proibido de bloquear previamente mensagens vindas da IP Globe. O filtro pode ser feito para usuários do provedor que não manifestaram de nenhuma forma." Nesse contexto, entendo que é o caso de reconhecer que a conduta da requerida UOL não pode ser aceita no que tange aos consumidores que expressamente se manifestaram no sentido de que desejam o recebimento de tais e-mails. "

Clique aqui para ler a decisão.

Disponível em: ConJur

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2 Comentários

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Todo cidadão independendo do; Independente no-reply na maioria dos casos pode-nos exigir a privacidade de seu conteúdo independendo das Nações Únidas da América... ..por clausula da lai de providencia-rio a lai da privacidade em seu ato de personificação. Sendo muito provável temos que exigir o conteúdo de três e-mail para recebemo por apenas como Spain após exigir a tamanho do espaço reservado em disco no presencial e-mail do optador teremos que;
- EXIGIR!!! continuar lendo

Por experiência própria. Quando nossa rede está sendo invadida por SPAM.
1) Não adianta filtrar o remetente, pois os spammers tem milhares de URL e trocam de servidores quando este é bloqueio;
2) Foco no conteúdo do email não solicitado. Ora, todo spam tem seu beneficiário, por isso rastreamos o anunciante e o provedor de CONTEÚDO (onde o anunciante está hospedado), isto é, onde o link dentro do email aponta.
3) Melhor coisa é a notificação, tanto o anunciante quanto ao provedor donde estiver hospedado.
4) Se nenhuma providência for tomada:
* Bloqueio temporário ou definitivo do provedor de conteúdo. drop all [ip range];
* Gatilhos (triggers) de conteúdo;
* HoneyPots (muito útil contra ataque de dicionário, quando o spammers tenta adivinhar emails válidos).

Quero frisar que:
* Há campanhas legítimas, isto é, anunciantes que pagam pela infraestruturas e patrocinam serviços gratuitos aos usuários (Yahoo, Google, Gmail, Bing).
* Canais oficiais, a taxa de hit (acerto) é de 99%, mesmo porque, canais legítimos sempre pedem confirmação de email;
* Anunciantes sérios e grandes lojas oferecem meios do usuário cancelar recebimentos.
* Provedores sérios tem canais de suporte eficientes e respostas rápidas.

Veículos oficiais tem boa continuar lendo