jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2022

Peticionando no e-SAJ e PJe com Mac (Apple)

Técnica nova para configurar e preparar o seu dispositivo Apple para processo e peticionamento eletrônico

José Milagre, Advogado
Publicado por José Milagre
há 7 anos

Tempos atrás publiquei um vídeo de minha autoria onde esclareço de uma vez por todas como configurar e preparar um Computador Mac para peticionamento:https://www.youtube.com/embed/UCZ14XgoKYQ Informei que não precisamos, como muitos “especialistas” dizem, de versões atualizadas do Sistema Operacional, tanto que no meu MacBook Pro rodo até hoje esta versão: 10.6.8.

Tudo ok para PJe. O grande desafio era peticionar no E-SAJ, sistema utilizado no TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO e em todas as Comarcas do Estado. (E mais 10 Estados, salvo engano). Isto porque a própria empresa desenvolvedora e a Certisign informavam ser incompatível o sistema de peticionamento para uso em computadores APPLE.

No dia 21/03/2015 em conversa com o Dr. Paulo Vestim Grande, grande profissional do direito e com comprovada bagagem tecnológica/técnica, com quem gosto muito de trocar impressões sobre desafios ao processo eletrônico, foi-me informada uma “técnica” que o mesmo descobrira, que permitiria utilizar MAC para peticionar no e-SAJ. A técnica consiste em “logar” com CPF e senha, e na fase 3 do procedimento (Anexar petições e Documentos), conectar o certificado digital. Com isso, dribla-se a incompatibilidade na tela inicial de login, onde o certificado, embora não seja reconhecido nesta tela inicial, é reconhecido na fase do “Assinar e Enviar”.

Imediatamente sugeri que o mesmo produzisse uma video aula, considerando a grande contribuição para toda a comunidade jurídica. Assim foi feito e recebi em primeira mão a técnica:https://www.youtube.com/embed/ejFXfoyM_5sNo vídeo, o Professor faz um teste com uma petição intermediária. Confesso que nunca havia pensado em tentar logar em outras fases do peticionamento para ver se passava. Também ainda não fiz o teste, mas com certeza está aí uma importantíssima notícia, sobretudo para aqueles que ainda estavam usando o MAC como brinquedo, diante das anunciadas incompatibilidades com os sistemas da maçã.

Com isso, comprovamos que ao contrário do que as próprias fabricantes de certificado digital e de sistemas afirmam, é possível sim usar o seu computador Apple para peticionar tanto no PJe como no e-SAJ. Agradeço ao amigo e parceiro do plano força tarefa para inclusão do advogado no Processo Eletrônico, Dr. Paulo Vestim Grande, pela preciosa, inestimável e relevante contribuição oferecida a toda a Advocacia.

Aguardo as impressões e comentários dos colegas sobre o êxito na aplicação da técnica!

Fonte: http://prof-paulo.grande.adv.br/certificado-digital-no-esaj/

Informações relacionadas

Jessica Reis Victor, Advogado
Artigoshá 3 anos

É verdade que os usuários MAC, o famoso computador da Apple, não podem peticionar no e-saj? Não! Passo a passo.

Informações sobre o Assinador Livre

Gustavo Rocha, Advogado
Artigoshá 9 anos

Dica Prática: Como instalar certificação digital em um MAC

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sempre redigi ninjas petições no MacBook e, na hora de protocolar, ligava meu Dell antigo, que só era usado para tal finalidade. Nem posso descrever o desgosto que me dava mexer no pc antigo, desatualizado, lento, horrível. Sem falar em todo o trâmite, salvar arquivos num pen drive e etc. Ganhei o dia com esse post!! Hoje peticionei, pela primeira vez, do meu Mac. Obrigada!! continuar lendo

E se depois de certo tempo, parar de funcionar, ou pior, esses registros que estão sendo gerados atualmente estão incorretos, falta alguma assinatura, falta algum dado importante. Todo o trabalho feito até agora, tudo por água a baixo.

Não vale o risco!

Sou desenvolvedor de software, e acredite, se o desenvolvedor se deu ao trabalho de fazer um aviso de incompatibilidade é porque realmente, é incompatível.

Vamos gastar esse tempo e energia pressionando a desenvolvedora. Para que ela arrume esses problemas de incompatibilidade. Não faça esse tipo de gambiarra. continuar lendo

Anotei tudo e vou testar! Desde já, parabéns pela disposição em ajudar! Em breve darei o feedback aqui. continuar lendo

Caro Dr. José,

Fiz os procedimentos mencionados e deu certo, todavia, hoje não mais consegui fazer o peticionamento na 1ª Instância, e na segunda o procedimento não funciona. Em contato com o suporte fui informado que na 1ª instância, estava em teste, todavia, sem qualquer previsão para segunda. O colega peticionou entre ontem e hoje e conseguiu? continuar lendo